Categories
Uncategorized

Saúde em dia: 5 exames que toda mulher precisa conhecer

Será que toda mulher tem o hábito de se preocupar com a sua saúde? Neste artigo contaremos a importância dos cuidados a saúde e alguns dos principais exames que devem ser feitos ao longo da vida.

Sabe-se que o sexo feminino é conhecido por ter maior zelo com a própria saúde, se comparado ao sexo masculino. Isso, além de compor alguns ditados populares, é fato comprovado por dados e pesquisas recentes.

Faz parte dessa prática o costume de se informar e de realizar consultas em períodos regulares com médicos, além de cultivar hábitos saudáveis.

Depois da primeira menstruação, esses hábitos se tornam ainda mais importantes. Por isso, o hábito de realizar exames com uma frequência moderada passa a ter igual relevância.

No entanto, quais são os principais exames aos quais toda mulher precisa estar atenta? Que tipo de benefícios se obtém ao realizá-los? Foi pensando nessas dúvidas que preparamos este artigo, com dicas de 5 exames que toda mulher precisa conhecer.

Uma rotina para qualquer idade

Abaixo estão listados alguns exames que possuem mais importância para diferentes fases da vida da mulher. No entanto, existem alguns deles que devem ser feitos independentemente da idade.

Dentre eles estão: colesterol, glicemia, creatina, obtidos pelo exame de sangue, exame de urina. O primordial é que as consultas ao ginecologista sejam regulares. Essa prática é reforçada por diversos especialistas no assunto, e a frequência tende a aumentar a partir da puberdade.

1. Papanicolau

O teste de Papanicolau é um procedimento simples e rápido. A partir dele, o médico terá condições de analisar as células do colo do útero.

Esse exame é fundamental para a prevenção de câncer de colo do útero, uma doença com altos índices de vítimas.

2. Exames antes de engravidar

Junto com o Papanicolau, os exames a serem feitos antes de engravidar devem passar a fazer parte da rotina da mulher adulta.

Quando se começa a planejar a ter um bebê, são fundamentais os exames de rotina juntamente com os de determinadas doenças, como a rubéola, para anterior prevenção.

3. Ultrassom pélvico transvaginal

Tanto o ultrassom pélvico quanto o de mamas, além do exame de sangue, ajudam a prevenir lesões no útero, cistos e infecções. Além disso, é considerado o melhor método para a detecção da endometriose.

Essa foi considerada por especialistas como “a grande ameaça às mulheres no século 21”, de acordo com pesquisas de estudiosos. É uma doença crônica, que é facilmente confundível com outras patologias menores, em função de seus sintomas.

Junto com a ressonância magnética da endometriose, o ultrassom transvaginal se coloca como um dos exames mais importantes para a sua prevenção.

4. Durante a gravidez

Exames sorológicos, juntamente com o hemograma, são alguns dos que a mulher deve realizar, durante uma eventual gravidez.

Eles são fundamentais para a saúde dela e a do bebê.

5. Menopausa

Durante a menopausa, que ocorre na faixa dos 50 anos, os riscos de certas doenças começam a aumentar, como por exemplo a osteoporose.

Além disso, é importante continuar com a mamografia e exames de sangue, pois o risco de câncer pode aumentar.

Rumo ao bem-estar

Esperamos que tenha se informado sobre as principais práticas para a se manter com saúde. Afinal, não é tão complicado assim, não é mesmo?

Você aprendeu que:

– Determinados exames são importantes em qualquer idade ou fase da vida da mulher;

– Os hábitos saudáveis são tão relevantes quanto os check-ups;

– Conhecer sobre sintomas pode te ajudar a não deixar que algumas doenças sérias passem despercebidas, como a endometriose.

Basta criar o hábito de nutrir este compromisso com a saúde, e tudo passará a ser feito com cada vez mais naturalidade.